R. Neri Pinheiro, 338 – Cidade Nova
Rio de Janeiro – RJ, 20210-020

(21) 2213-4417

Entre em Contato

(21) 99546-9787

Nosso WhatsApp

O luto na infância

Não tem como negar que a infância é uma das melhores fases da vida, não é mesmo? É a fase quando nos sentimos amados, protegidos e nossos pais querem nos blindar de todas as dores e frustrações que venham a acontecer. Porém, infelizmente em muitos momentos é algo inevitável.

O sentimento da perda é algo que não está no nosso controle e devemos preparar a criança para esse momento doloroso. Seja na perda de um animal de estimação ou a de um

familiar.

As crianças têm personalidades distintas e cada uma reagirá de forma particular diante da morte de alguém querido. No entanto, quanto mais nova, mais difícil de processar o acontecimento, pois elas ainda não têm os recursos internos necessários que ajudam a superar esse momento difícil.

Um dos aspectos mais importantes é a linguagem adequada para dar a notícia. Por exemplo, crianças de 3 anos enxergam a morte apenas como a ausência da pessoa.

Depois dessa fase, já é possível conversar sobre o ciclo da vida e mostrar exemplos, como as flores. Então, conta-se que elas já foram um botão, depois elas crescem e se abrem e um dia elas caem.

Além de escolher as palavras certas para comunicar a morte, também é necessário ter em mente que os pequenos percebem e absorvem o comportamento das pessoas ao redor.

A ideia de não falar sobre o que aconteceu e tentar distrair dizendo que a pessoa está viajando ou até contar outras histórias não resolve. Em algum momento, será preciso contar a verdade. Nós costumamos fazer isso como uma atitude de proteção, mas essas ações podem corroborar sentimentos negativos, entre eles o desamparo, abandono e até rejeição.

As crianças precisam viver o luto, só assim elas poderão lidar com os sentimentos que surgirem nesse período difícil.

Para passar por esse momento, é importante que os pequenos vejam a dor dos pais também, para que compreendam sobre esse momento e aprenderem a expressar o que sentem ou reagirem. Entender o sentimento de dor ou frustração é importante em qualquer idade, e ajuda crianças e adultos a seguir em frente.

No mais, desejamos muita força nesse momento delicado. Vai ficar tudo bem. Confie em nós! ❤