Como falar de morte com crianças?

morte é um assunto delicado para muitas pessoas. Falar sobre isso com crianças, se torna ainda mais complexo! E como tentar explicar para elas algo que nem mesmo os adultos entendem direito?

Para comunicar a morte de alguém próximo e que até mesmo você esteja tendo dificuldade em aceitar, o primeiro passo é manter a calma. É preciso que use uma linguagem simples para que a criança entenda de modo mais fácil. Evite usar eufemismos como “a pessoa X foi morar com Deus”, “a pessoa Y dormiu para sempre”, pois dependendo da idade, elas podem imaginar que “Deus não deixa receber visitas” ou podem ficar com medo de dormir e não acordarem mais. Dê tempo para que a criança compreenda tudo e espere por questionamentos. Quando for para responder, seja o mais claro possível, evitando omissões.

Em relação à participação das crianças em rituais como velório e enterro é uma questão muito particular, pois há quem acredite que não são situações adequadas para crianças, mas também há o outro lado que prefere dividir esse momento a fim de demonstrar que a família está unida tanto nos momentos felizes quanto nos tristes. A decisão varia de acordo com cada família, mas é muito importante avaliar e respeitar os limites de cada criança.

A vida é feita de despedidas e a criança é capaz de entender isso. Quanto mais informações e clareza ela tiver, menos doloroso será o luto.

Para mais informações acesse nosso menu inicial e adquira agora mesmo um plano para você e sua família. Proteja quem você ama!